ZOOLOGIA


O leão (nome científico: Panthera leo) é uma espécie de mamífero carnívoro do gênero Panthera e da família Felidae. A espécie não apresenta uma estação reprodutiva definida e pode se reproduzir a qualquer época do ano, sofrendo interferência do clima e da disponibilidade de alimento. Geralmente a fêmea se reproduz a cada dois anos e de preferência na estação das chuvas. A fêmea é poliéstrica, podendo entrar em estro em resposta à perda da ninhada por infanticídio ou em conjunto com outras fêmeas do bando. O estro dura entre 4 a 7 dias e possui um intervalo de poucos dias até um ano.

 

Fonte: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o. Acesso em: 15 abr. 2021.

 

Figura: Leão - demonstra grande variação morfológica, que é particularmente acentuada no tamanho, na cor e espessura da pelagem.

 

 

Considerando as informações do texto acima e as características morfofisiológicas da Classe Mammalia (VIDE Figura), assinale a alternativa CORRETA.

 


O leão é um animal carnívoro, possui sistema digestório completo, coração dividido em três cavidades, respiração pulmonar e fecundação interna.


O leão é um animal carnívoro, possui sistema digestório completo, coração dividido em quatro cavidades, respiração pulmonar e fecundação interna.


O leão é um animal carnívoro, possui sistema digestório completo, coração dividido em três cavidades, respiração pulmonar e cutânea, e fecundação externa.


O leão é um animal exclusivamente herbívoro, possui sistema digestório completo, coração dividido em quatro cavidades, respiração pulmonar e fecundação interna.


O leão é um animal herbívoro, possui sistema digestório completo, coração dividido em três cavidades, respiração pulmonar e fecundação externa.

O morcego é um animal mamífero que possui a capacidade de voar. Os estudiosos já catalogaram quase 100 mil espécies de morcegos, sendo que variam de cor, tamanho, peso e formato do corpo. Alimentam-se, principalmente, de frutas, insetos, sangue de animais (poucas espécies hematófagas), peixes, néctar e pólen. Ao voar a noite, utilizam um sistema de localização conhecido como biosonar (emissão de ondas ultrassônicas por meio das narinas ou boca). Algumas espécies se orientam por meio dos ecos. Embora possuam este recurso, apresentam visão de boa qualidade. Dependendo da espécie, a vida de um morcego vai de 10 a 25 anos de idade. Podem transmitir a raiva para o ser humano, através da mordida com seus pequenos e afiados dentes. São importantes para o perfeito funcionamento dos ecossistemas, pois atuam na polinização e na distribuição de sementes pelas florestas. Atingem a maturidade sexual (período de reprodução) por volta dos dois anos de idade.

 

Fonte: Disponível em: http://www.todabiologia.com/zoologia/morcego.htm. Acesso em: 13 set. 2016.

 

 

Figura: Morcego - habita locais úmidos e escuros, principalmente cavernas e construções abandonadas.

 

Considerando as informações do texto acima e as características morfofisiológicas da Classe Mammalia, assinale a alternativa CORRETA


os mamíferos são pecilotérmicos e apresentam circulação fechada, dupla e completa.


os mamíferos são homeotérmicos e apresentam circulação fechada, simples e completa.


os mamíferos são homeotérmicos e apresentam circulação fechada, dupla e incompleta.


os mamíferos são pecilotérmicos e apresentam circulação fechada, dupla e incompleta.


os mamíferos são homeotérmicos e apresentam circulação fechada, dupla e completa.

O pelo do canguru é, geralmente, espesso. Crescem durante toda a vida. A sua cauda mede de 0,70 cm a 1,40 m. A maior parte dos cangurus têm orelhas grandes e cabeça pequena. O canguru, quando jovem permanece com a mãe, subindo na sua bolsa para se alimentar e ficar seguro, até que tenha mais que um ano de idade. Os cangurus vivem na Austrália continental. Pesam cerca de 500 g a 90 kg, medindo cerca de 80 cm a 1,60 metros. A sua gravidez (gestação) demora de 30 a 40 dias, dando à luz apenas um filhote de cada vez.

 

Fonte: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Canguru. Acesso em: 14 set. 2016.

 

 

Figura: Canguru - pertencente ao gênero Macropus.

 

 

Considerando as informações do texto acima e as características morfofisiológicas do animal representado (cf. Figura), podemos afirmar que esse metazoário:

 


é um mamífero marsupial. Nasce completamente formado na "bolsa" localizada na barriga de sua mãe, que denomina-se marsúpio.


é um mamífero monotremado. Nasce imaturo e o seu desenvolvimento ocorre no interior da "bolsa" na barriga de sua mãe, que denomina-se marsúpio.


é um mamífero marsupial. Nasce imaturo e o seu desenvolvimento ocorre no interior da "bolsa" na barriga de sua mãe, que denomina-se cloaca.


é um mamífero marsupial. Nasce imaturo e o seu desenvolvimento ocorre no interior da "bolsa" na barriga de sua mãe, que denomina-se marsúpio.


é um mamífero monotremado. Nasce completamente formado na "bolsa" localizada na barriga de sua mãe, que denomina-se marsúpio.

Os peixes produzem sons de diversas maneiras dependendo da espécie. Storer et al. (2002, p.603), ressaltam que os peixes ósseos (cf. Figura) podem: mover as nadadeiras contra partes do corpo, atritar os dentes faríngeos, libertar gás pelo ducto da bexiga natatória ou vibrar suas paredes com músculos especiais. Os sons podem servir para reunir indivíduos para a reprodução ou para a alimentação. Em algumas espécies, eles são emitidos durante o comportamento agressivo ou defensivo e eles podem ser importantes no comportamento territorial. Em muitas espécies, os sons parecem ser transmitidos por meio do corpo para o ouvido interno.

 

 

Figura: Osteichthyes: peixe ósseo.

 

A partir das informações acima e considerando as características morfofisiológicas dos peixes, analise a veracidade das assertivas a seguir.

 

I)  Nos peixes ósseos, as brânquias são protegidas por placas ósseas, denominadas opérculos.

 

II)  A linha lateral é composta por uma fileira de pequenos poros, que serve para perceber ligeiras modificações da pressão ou os movimentos da correnteza.

 

III) Nos peixes ósseos há a presença de nadadeiras, estruturas locomotoras que, quanto à localização, podem ser peitorais, pélvicas ou ventrais, dorsais, caudais e anais.

 

IV) Todos os peixes (chondrichthyes e osteichthyes) são endotérmicos; dioicos com fecundação externa e desenvolvimento indireto; e respiração branquial.

 

As assertivas CORRETAS estão indicadas em:


I e II, apenas


I, II e III, apenas


II, III e IV, apenas


I, II, III e IV


I e III, apenas

Observe a figura:

 

Figura: Raia, exemplo de peixe Chondrichthyes.

 

Os peixes Chondrichthyes diferem dos peixes ósseos por apresentarem:

 

I) esqueleto de cartilagem, sem osso verdadeiro.

II) escamas placoides.

III) fendas branquiais separadas.

IV) um par de espiráculos comunicando-se com a faringe.

V) ausência de bexiga natatória.

 

Estão CORRETAS as assertivas contidas em:


II, III, IV e V, apenas.


I, III e V, apenas.


I, II, III e IV, apenas.


I, II, III, IV e V.


II e IV, apenas.

A cor das penas pode resultar da sua estrutura. Alguns filamentos das penas apresentam paredes tão finas que decompõem a luz como uma película de óleo e mudam de cor conforme a posição. Algumas contêm, no interior, bolhas de ar microscópicas que refletem a luz. Se forem mergulhadas num líquido, perdem a cor, mas a recuperam assim que ficarem secas. Outras, ainda, como as penas de arara, são pigmentadas e mantêm a cor mesmo quando molhadas e independentemente do ângulo de observação.

 

 

A maioria das aves tem uma grande glândula secretora de óleo, localizada na pele, junto à base da cauda, denominada:

 


órgãos de Bidder


septo de Sabatier


glândulas ou ductos de Müller


glândula uropigial


glândulas ou ductos de Wolff

Os Cyclostomata (do grego cyklos, circular + stoma, boca) compreendem as lampreias (cf. figura) e as feiticeiras, são as únicas entre os Craniata atuais que carecem de maxilas e, atualmente, ocupam uma posição importante no estudo da evolução dos vertebrados. Seus parentes mais próximos são os antigos ostracodermos do Siluriano e do Devoniano, há 400 milhões de anos, na era Paleozoica.

 

 

Considerando o texto acima e as características morfofisiológicas dos ciclóstomos, analise as afirmativas a seguir.

 

I)   Lampreias e feiticeiras são animais alongados, sem escamas e mucosos, não possuindo tecidos duros internos. São necrófagos e parasitas, e apresentam especializações para tais funções.

II)  As lampreias nadam impelidas por movimentos ondulatórios do corpo; no entanto, durante grande parte de sua vida são transportados pelos peixes de que são parasitas.

III) Embora desprovida de mandíbulas, a lampreia devora carne sem dificuldade. A sua boca, semelhante a uma ventosa, apresenta numerosos dentes curtos que lhe permitem fixar-se aos peixes, tornando-se, então, extremamente difícil desalojá-la de sua presa.

IV)  A respiração nos ciclóstomos é branquial. Há sete pares de brânquias situadas no interior de bolsas ou câmaras branquiais, entre o tubo respiratório e a parede do corpo.

 

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:


I e IV, apenas


III, apenas


II, III e IV, apenas


I, II e III, apenas


I, II, III e IV

Os equinodermos possuem um endoesqueleto constituído de um conjunto de placas calcárias com projeções espinhosas. Em geral possuem uma face ventral onde se situa a boca, e uma face dorsal, onde se encontra o ânus. Das características a seguir, qual é exclusiva dos Equinodermos?


Sistema nervoso ganglionar.


Aparelho digestivo completo.


Sistema ambulacral.


Presença de conchas em alguns representantes.


Sistema sensorial representado por antenas e olhos.

Os membros do filo Echinodermata encontram-se entre os invertebrados marinhos mais familiares e os seus representantes, como as estrelas-do-mar, tornaram-se virtualmente um símbolo da vida marinha. O filo contém cerca de 6.000 espécies conhecidas e constitui o único grupo importante de invertebrados. Sobre as características dos EQUINODERMOS, julgue os itens a seguir com V para as assertivas VERDADEIRAS e F para as FALSAS:

 

 I) Os equinodermos são protostômios.

II) Apresentam sistema digestório completo.

III) Possui simetria radial pentameral.

 

A sequência CORRETA está contida em:


V – V – V.


F – F – V.


F – V – F.


F – V – V.


V – V – F.

Os artrópodes constituem aproximadamente 60% das espécies animais conhecidas. O filo inclui diversas e variadas classes como: crustáceos (camarões, siris e lagostas), insetos (mosquitos, borboletas e besouros), aracnídeos (aranhas, escorpiões e carrapatos), quilópodes (lacraias) e diplópodes (piolhos de cobra).

Sobre o Filo Arthropoda, julgue os itens a seguir com V para as assertivas VERDADEIRAS e F para as FALSAS:

I) A posse de um exoesqueleto contendo quitina, evita a perda de água e, possibilitou aos artrópodes a exploração eficiente do ambiente terrestre.

II) Os artrópodes são protostômios e relacionam-se claramente com os anelídeos, mas não se sabe se os artrópodes surgiram dos anelídeos ou se ambos surgiram de um ancestral comum.

III) Apesar das suas vantagens locomotoras e de sustentação, um esqueleto externo representa problemas para um animal em crescimento. Dessa forma, os artrópodes trocam o esqueleto externo por meio da muda ou ecdise.

A sequência CORRETA está contida em:


F – V – V.


V – V – F.


V – V – V.


V – F – V.


F – V – F.

Páginas: 123